O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que a equipe econômica está realizando, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma "radiografia" do setor de transportes públicos brasileiro para avaliar a possibilidade de implementar a chamada tarifa zero para a população.
Em entrevista ao programa Bom dia, ministro, da EBC, Haddad observou que esse já é um tema antigo no país, razão pela qual a viabilidade da medida precisa ser estudada pelo governo.
"Nós sabemos que transporte público no Brasil, sobretudo urbano, ele é uma questão importante para o trabalhador. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor", afirmou Haddad.
Entre os pontos que estão sendo avaliados pela área econômica, segundo ele, estão:
– Quanto custa o setor;
– Quanto que o poder público está colocando de subsídio no setor;
– Quanto que as empresas mediante o vale-transporte estão aportando no setor;
– Quanto que está saindo do bolso do trabalhador;
– Quais são os gargalos tecnológicos;
– Quais são as oportunidades tecnológicas.
A discussão sobre a tarifa zero ganhou apelo nas redes sociais e agrada apoiadores do governo Lula, diante da possibilidade dos usuários não pagarem diretamente pelo uso de ônibus. Há dúvidas sobre a viabilidade financeira da proposta, porém avalia-se que é preciso debater o tema.

Comentários: