VZ1 Notícias

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
GOVERNO DESCARTA RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO EM 2024

Governo
219 Acessos

GOVERNO DESCARTA RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO EM 2024

Possibilidade de adoção da medida não foi descartada para os próximos anos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que, após semanas de debate, a pasta optou por não decretar horário de verão para os últimos meses deste ano. 

Apesar do descarte da decisão para 2024, Silveira ressaltou que a hipótese do retorno do horário de verão permanecerá na pauta de discussão do governo nos próximos anos.

A possibilidade de decretação de horário de verão foi levantada após uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. O receio do órgão era de que a estiagem de setembro, a pior no Brasil em mais de 50 anos, poderia comprometer a operação das usinas hidrelétricas.

O ministro explicou que, ao longo do ano, uma série de medidas foi adotada pela pasta exatamente para evitar o desabastecimento das usinas hidrelétricas, de modo a garantir que elas cheguem ao final do período de secas sem o risco de interrupção da operação.

Além de o funcionamento das usinas estar assegurado, Silveira chamou atenção para o ciclo de economia energética gerada pelo horário de verão. “O horário de verão tem o pico do custo-benefício nos meses de outubro, novembro e meados de dezembro. Se o fizéssemos agora, nós usufruiríamos muito pouco desse pico do custo-benefício”, completou o ministro.

FONTE/CRÉDITOS: Congresso em Foco/UOL
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/ABR
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!