VZ1 Notícias

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
FOTOS DO PÃO DE AÇÚCAR NÃO DESMENTEM AUMENTO DO NÍVEL DO MAR

Fake News
548 Acessos

FOTOS DO PÃO DE AÇÚCAR NÃO DESMENTEM AUMENTO DO NÍVEL DO MAR

Postagem com imagens do morro no Rio de Janeiro alega que os níveis do mar permaneceram estáveis por 140 anos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma colagem com imagens do Pão de Açúcar em diferentes datas foi amplamente compartilhada em pelo menos oito idiomas, para supostamente mostrar que o oceano não está subindo em todo o mundo. A postagem que circulou no X (Twitter), Facebook e Instagram, porém, é falsa.

A colagem é composta de três imagens, cada uma identificada com uma data. A primeira, da década de 1880, a segunda, da década de 1910 e a terceira tem um registro de data e hora de 2020. As três imagens parecem mostrar níveis de água semelhantes ou até mesmo em declínio. 

Isso foi pretexto para usuários das redes sociais alegarem que o nível do mar não subiu desde o fim do século 19. Um argumento comum entre os céticos (negacionistas) das mudanças climáticas é que seria exagerado dizer que o oceano estaria avançando em decorrência do aquecimento global.

Níveis diferem

A checagem de fatos da DW não pôde verificar se as datas que aparecem nas imagens eram precisas. Mas, mesmo que fossem, especialistas afirmam que a justaposição de imagens de um local, especialmente num ângulo tão amplo, não é uma maneira eficaz para provar se houve alterações no nível do mar.

Um dos motivos é que o aumento dos níveis não afeta todas as partes do mundo da mesma forma. O avanço do mar tem sido descrito como um fenômeno desigual, causado pelo campo gravitacional da Terra, pela dinâmica dos oceanos e padrões climáticos como El Niño e La Niña

Desta forma, algumas partes do mundo não registrarão grande aumento do nível da água marítima ao longo de suas costas, mas outras vão ficar submersas.

Portanto, mesmo que os níveis de água ao redor do Rio de Janeiro tenham permanecido estáveis nos últimos 140 anos, como enganosamente sugeriram os usuários, as três imagens do Pão de Açúcar não podem ser usadas como prova de um fenômeno mais amplo.

FONTE/CRÉDITOS: Checagem de Fatos/DW
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Redes Sociais
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!