São Gonçalo do Abaeté, município do Noroeste Mineiro, venceu a 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, na categoria Cidade Inteligente. O prêmio internacional reconhece iniciativas que tornam os espaços urbanos melhores para se viver.
O município conquistou o prêmio com o projeto ‘São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal’. Iniciado em 2022, o programa é o primeiro case no Brasil a aplicar a Felicidade Interna Bruta (FIB) na gestão municipal com o objetivo de associar o desenvolvimento do município ao bem-estar de sua população, de cerca de 8 mil habitantes.
A premiação ocorreu na noite da última terça-feira (25), durante o Smart City Expo, em Curitiba (PR), o maior e mais importante evento das Américas sobre o tema. O prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano Lucas (Avante), comemorou a conquista.
O prefeito de Vazante, Gabriel Rosa (PSD), participou do evento a convite do Sebrae-MG, juntamente com os prefeitos de Paracatu, Coromandel, Arinos, Arapuá, Patrocínio e de outros municípios da região.
ÍNDICE FIB
O índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) foi criado em 1972, no Reino de Butão, um pequeno país na região do Himalaia, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Este índice indica que o cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Idealizado pela primeira-dama Kelly Braga, o programa criado em São Gonçalo do Abaeté vem colhendo resultados com 13 projetos elaborados e que estão relacionados às nove dimensões do FIB (educação; saúde; bem-estar psicológico; cultura; uso do tempo; meio ambiente; vitalidade comunitária; padrão de vida; e governança).

Comentários: