Conforme dados do Samu, que faz a maioria dos resgates de feridos na cidade, de janeiro a outubro deste ano foram socorridas 1.267 vítimas de acidentes de trânsito em Patos de Minas, sem considerar as vítimas socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
O levantamento leva em conta os acidentes envolvendo carro com algum obstáculo, carro com carro, carro com moto, moto com moto, moto com bicicleta, queda de moto, queda de bicicleta e atropelamentos.
A maioria dos acidentes com vítimas envolvem condutores e passageiros de motocicletas. Os jovens do sexo masculino, com idades entre 18 e 29 anos, são as principais vítimas.
Os dados apontam que no período levantado a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas recebeu o maior número de vítimas, somando um total de 920 feridos. Os casos mais graves foram encaminhados para o Hospital Regional Antônio Dias, que recebeu 216 vítimas. Outros 55 pacientes foram para hospitais particulares, 10 para a UPA e existem outros 66 pacientes em que o destino não foi informado.
As vias de Patos de Minas com maior número de acidentes são a Avenida J.K (60), a Rua Major Gote (51), a Avenida Fátima Porto (40) e Avenida Marabá (40).
No período de janeiro a outubro, o mês de junho foi o que registrou o maior número de sinistros de trânsito. A falta de atenção, responsável por 492 acidentes, é apontada como a principal causa das batidas.
O levantamento do Samu não revela a gravidade dos feridos e nem a quantidade de mortes, que também têm números preocupantes no município.
Comentários: