VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
VEREADORES DE CIDADE HISTÓRICA REJEITAM PROPOSTAS DE HOMENAGENS A NIKOLAS FERREIRA

Política
1104 Acessos

VEREADORES DE CIDADE HISTÓRICA REJEITAM PROPOSTAS DE HOMENAGENS A NIKOLAS FERREIRA

Projetos foram aprovados em primeira discussão e reprovados na segunda votação

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma discussão acalorada, os vereadores de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, rejeitaram dois projetos de resoluções que buscavam homenagear o deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Um concedia a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves ao parlamentar, enquanto o outro, o título de cidadão honorário da cidade, famosa por seu patrimônio histórico. 

As duas matérias são de autoria do vereador Rafael Lima (PL) e as homenagens haviam sido aprovadas no primeiro turno de votação, mas os parlamentares mudaram de ideia na segunda etapa da votação.

O primeiro turno de discussão ocorreu no dia 27 de maio, quando os projetos foram aprovados com apenas dois votos contrários, das vereadoras Cassi Pinheiro (PT) e Sinara Campos (PV), de um total de 13 parlamentares.

JUSTIFICATIVA

A segunda fase da votação, ocorrida na última terça-feira (3), gerou embates entre os vereadores que mudaram de ideia e o autor das propostas. Na justificativa para os projetos, Rafael Lima cita a representatividade de Nikolas no cenário nacional, marcada pela “defesa de princípios conservadores, da liberdade de expressão e da valorização da família”, com foco em sua atuação nas redes sociais.

Porém, de uma forma geral, a pressão popular e a suposta baixa quantia de recursos enviados por Nikolas Ferreira a São João del-Rei motivou a troca de posição por parte dos parlamentares.

O vereador Edmar da Farmácia (PSDB), primeiro na sessão a manifestar sua mudança de voto, citou outros deputados que teriam direcionado emendas maiores ao município. Em sua avaliação, por Nikolas estar entre os cinco parlamentares mais votados em São João del-Rei, ele não teria “dado honra” aos votos que recebeu na cidade.

VOTAÇÃO

Após uma primeira rodada de discussões, a concessão da Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves a Nikolas Ferreira teve a negativa de sete vereadores, além de duas abstenções. Posteriormente, o segundo projeto, do título de cidadão honorário, foi rejeitado por oito parlamentares, além de registrar uma abstenção. 

O caso envolvendo o primo de Nikolas Ferreira também veio à tona durante a discussão entre os vereadores. No mês passado, Glaycon Raniere de Oliveira Fernandes foi preso em Uberlândia com 30 quilos de maconha durante operação da Polícia Federal. 

Glaycon é filho de Enéas Fernandes (PL), tio do deputado, que foi secretário de governo e candidato derrotado à prefeitura de Nova Serrana, município contemplado com cerca de R$ 1,5 milhão em emendas do parlamentar. Em nota publicada em suas redes sociais, Nikolas afirmou não ter envolvimento com o primo, além de defender a prisão para quem cometer delitos.

FONTE/CRÉDITOS: O Tempo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Kayo Magalhães/CD
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!