Em vigência de decreto de luto por três dias no município, foi sepultado nesta quinta-feira (6) o ex-prefeito de Vazante e ex-vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade. Toninho, como o político também era conhecido, faleceu na manhã desta quarta-feira (5), aos 71 anos, em Belo Horizonte, vitimado por complicações de uma pneumonia.
Natural de Patos de Minas e graduado em Engenharia Civil pela UFMG, Antônio Andrade foi criado em Vazante, juntamente com seus pais e irmãos, onde iniciou sua trajetória política como prefeito na gestão 1989/1992. Posteriormente, ele foi deputado estadual por três mandatos, em 1994, 1998 e 2002, sendo eleito duas vezes deputado federal, em 2006 e 2010.

Chegada do corpo ao cemitério
Em 2013, Toninho deixou a Câmara dos Deputados e assumiu o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no governo Dilma Rousseff (PT). No pleito de 2014, após deixar o MAPA, ele foi eleito vice-governador de Minas, na chapa do candidato a governador Fernando Pimentel (PT), eleita em primeiro turno com mais de 5 milhões de votos.

Homenagem da Loja Macônica
O cerimonial de despedida de Antônio Andrade, que foi velado desde a noite de ontem na Câmara Municipal de Vazante, contou com as presenças de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, familiares, amigos, admiradores, autoridades e lideranças políticas do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e várias regiões do estado.

Prefeito Gabriel e ex-prefeito Dr. Jacques no Santuário
No meio desta tarde, foi celebrada a missa de corpo presente no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, que teve início às 14 horas, e também contou com a presença de um público expressivo.
O ex-vice-governador foi sepultado no Cemitério Municipal Campo da Esperança, onde recebeu homenagem da Loja Maçônica Nova Luz Vazantina e centenas de pessoas acompanharam o seu funeral.

Público expressivo na missa de corpo presente
No momento do sepultamento, Toninho foi reverenciado pela Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 45º BPM, com honras póstumas dedicadas aos estafes das autoridades de Estado. A bandeira de Minas Gerais, que cobria a urna, foi entregue a família do vice-governador.
Vídeo/Em Pauta
Em entrevista ao site de notícias Correio Regional, o prefeito de Vazante, Gabriel Rosa, manifestou seus sentimentos pelo falecimento de Antônio Andrade e enalteceu sua atuação política e seu trabalho incansável para o desenvolvimento do município.

Comentários: