Quem passa pelos prédios da Prefeitura e outros órgãos públicos neste mês percebe que há laços lilás fixados nas fachadas. Os adereços se devem a adesão do governo municipal ao “Agosto Lilás”, campanha nacional de conscientização para o enfrentamento à violência contra a mulher.
A cor lilás é símbolo da luta pelos direitos das mulheres, da dignidade e do respeito. Ela representa a união contra todas as formas de violência – seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.
O mês de agosto foi escolhido porque, no dia 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, um marco na proteção e defesa dos direitos das mulheres no Brasil. A lei endureceu as punições para agressores e criou mecanismos para proteger e amparar vítimas, salvando inúmeras vidas ao longo dos anos.
Colocar os laços lilás nos prédios da administração é uma forma de levar essa mensagem para toda a população, lembrando que o combate à violência contra a mulher não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade.
CONVITE
O adereço é um convite para refletir, dialogar e agir, seja ajudando uma mulher em situação de risco, denunciando casos de violência ou educando as crianças e jovens para o respeito e a igualdade.
A violência contra a mulher pode acontecer em qualquer lugar, em qualquer classe social e em qualquer idade. Por isso, o silêncio nunca deve ser uma opção.
Mulheres que sofrem agressões ou conhecem alguma vítima de violência precisam denunciar. O “Ligue 180” é um canal nacional, gratuito e confidencial, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Comentários: