VZ1 Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
PESQUISA DATAFOLHA: 54% DOS ENTREVISTADOS SÃO CONTRA ANISTIA A BOLSONARO

Política
690 Acessos

PESQUISA DATAFOLHA: 54% DOS ENTREVISTADOS SÃO CONTRA ANISTIA A BOLSONARO

Levantamento aponta que 39% defendem a proposta de anistiar o ex-presidente

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pesquisa Datafolha aponta que 54% dos brasileiros são contra o Congresso Nacional aprovar uma anistia para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Outros 39% defendem a ideia, 2% afirmam ser indiferentes e 4% não souberam opinar.

A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro com 2025 eleitores em 113 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Divulgados neste sábado (13), os dados apurados pelo instituto Datafolha apresentaram os seguintes números sobre a proposta de anistia para o ex-presidente:

– Contra: 54%
– A favor: 39%
– Indiferente: 2%
– Não sabem: 4%

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado por cinco crimes no contexto da trama que ele liderou para tentar permanecer no poder, após ser derrotado nas eleições de 2022. A decisão do STF acirrou a disputa em torno do projeto de anistia no Congresso Nacional.

PERDÃO

Ainda conforme a pesquisa, 61% dos entrevistados afirmam ser contrários a qualquer tipo de perdão ao grupo condenado pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Outros 33% são a favor, 5% não sabem e 1% são indiferentes.

O Datafolha também mostrou que 50% dos entrevistados defendem a prisão de Bolsonaro por tentar o golpe. Outros 43% são contra e 7% não sabem. Para 50% dos entrevistados o ex-presidente será preso, 40% acham que não e 10% não sabem.

 

FONTE/CRÉDITOS: Portal G1
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Gustavo Moreno/STF
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!