VZ1 Notícias

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
PATOS DE MINAS USA CONTROLE BIOLÓGICO COM ‘MOSQUITO DO BEM’ CONTRA DENGUE

Saúde
243 Acessos

PATOS DE MINAS USA CONTROLE BIOLÓGICO COM ‘MOSQUITO DO BEM’ CONTRA DENGUE

Tecnologia visa controlar a população de fêmeas do Aedes Aegypti, que são as transmissoras da doença

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um controle biológico está sendo lançado em dois bairros de Patos de Minas para diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A tecnologia inovadora é conhecida como “Aedes do Bem” e visa o controle da população de fêmeas, que são as transmissoras da doença.  

As duas regiões contam com 3.773 imóveis e receberam cerca de 350 caixas, distribuídas numa área urbana de 75 hectares. A tecnologia biológica libera mosquitos Aedes Aegypti machos que não picam e não transmitem doenças. Os óvulos destes insetos fazem com que as fêmeas reproduzam somente mosquitos machos. O produto é composto por uma caixa reutilizável e refis contendo óvulos de “mosquitos do bem”.

A tecnologia, porém, enfrenta um desafio: a desinformação. Boatos que circulam nos bairros insinuam que as caixas estão liberando mosquitos para adoecer “os mais pobres”.  A Astral Saúde Ambiental, responsável pelo controle biológico, desmentiu a desinformação e reafirmou que o intuito é justamente o contrário: evitar o nascimento de fêmeas que possam picar as pessoas e transmitir a dengue.

FONTE/CRÉDITOS: Patos Notícias
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!