Sete pedágios que estavam desativados na BR-040 entre Belo Horizonte e a divisa com Goiás voltam a funcionar nesta terça-feira (11), sob a gestão da concessionária Via Cristais, que assinou contrato para assumir o trecho no mês passado. Com isso, as rodovias de Minas Gerais passam a ter 73 praças de pedágio ativas.
Levantamento feito pelo jornal O Tempo junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostra que, em 12 anos, o número de praças de pedágio no Estado registrou alta de 461% – em 2012 elas somavam 13.
As praças estão distribuídas entre dez concessões federais e cinco estaduais e compreendem mais de 3.000 km de extensão. Dos 15 contratos, dez foram assinados depois de 2018.
Entre as cinco concessões estaduais, três foram realizadas durante o governo de Romeu Zema (Novo), cuja principal promessa de campanha foi justamente a privatização de estatais e rodovias.
NOVAS PRAÇAS
Recentemente, ao ser questionado sobre planos de entregar outros cinco trechos à iniciativa privada, o governador disse que “é melhor uma estrada pedagiada do que nenhuma estrada”.
Além dos 73 pedágios já ativos em Minas, outros dois devem passar a cobrar tarifa dos usuários ainda neste ano. As novas praças serão construídas na BR-262, após nova licitação do trecho entre as cidades de Uberaba (Triângulo Mineiro) e Betim (Grande BH). O local exato dos pontos de cobrança ainda não foi divulgado.
Comentários: