VZ1 Notícias

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025
MINISTRO DO STF MANTÉM PRISÃO DO GENERAL BRAGA NETO POR RISCO DE FUGA

Justiça
554 Acessos

MINISTRO DO STF MANTÉM PRISÃO DO GENERAL BRAGA NETO POR RISCO DE FUGA

Braga Neto foi condenado a 26 anos de prisão no processo da tentativa de golpe de Estado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta segunda-feira (3) a prisão preventiva do general Walter Braga Netto. Em sua decisão, o ministro cita a condenação do ex-ministro no processo da tentativa de golpe de Estado e o “fundado receio de fuga do réu”.

Ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022, Braga Netto foi condenado a 26 anos de prisão em regime inicial fechado, mas a pena final ainda não começou a ser cumprida porque há recursos pendentes.

“O término do julgamento do mérito da presente Ação Penal e o fundado receio de fuga do réu, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8/1/2023, autorizam a manutenção da prisão preventiva para garantia efetiva da aplicação da lei penal e, portanto, da decisão condenatória”, justificou Moraes.

Braga Neto teve sua atuação considerada central nos planos golpistas, incluindo o chamado “Copa 2022”, grupo secreto no aplicativo de mensagens Signal, e o “Punhal Verde e Amarelo”, visando executar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio ministro Alexandre de Moraes. 

A pena do general foi a segunda mais alta entre os réus do “núcleo crucial” da trama golpista. Apenas o ex-presidente Jair Bolsonaro teve uma sentença maior: 27 anos e três meses de prisão.

Os chamados embargos de declaração, últimos recursos do geeral e dos demais acusados no processo serão analisados a partir da próxima sexta-feira, dia 7, no plenário virtual da Primeira Turma do STF.

FONTE/CRÉDITOS: InfoMoney
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Print/Youtube
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!