VZ1 Notícias

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIA DISTRIBUIÇÃO DE ANTÍDOTO CONTRA INTOXICAÇÃO POR METANOL

Saúde
463 Acessos

MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIA DISTRIBUIÇÃO DE ANTÍDOTO CONTRA INTOXICAÇÃO POR METANOL

Pasta já confirmou 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados, sendo 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

A medida integra as ações da pasta diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas. As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol – os dois medicamentos são utilizados no tratamento de intoxicações por metanol.

DADOS ATUALIZADOS

Com base em dados contabilizados até às 16h desse sábado (4), o Ministério da Saúde confirmou 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação.

Em todo o país, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo (14 confirmados e 148 em investigação). Dessas notificações, 13 são de óbitos. Um óbito foi confirmado no estado de São Paulo e 12 estão sendo investigados, sendo 7 em SP, 3 em PE, 1 na BA e 1 no MS.

 

FONTE/CRÉDITOS: Gov.Br
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/MS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!