As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o primeiro domingo de outubro, dia 6, como ocorre tradicionalmente. Mas há uma segunda data importante para quem vota nas cidades médias e grandes de todo o país: 27 de outubro, último domingo do mesmo mês, quando acontecerá o segundo turno do pleito nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020, 96 dos 5.568 municípios brasileiros tinham número mínimo de eleitores suficientes para que houvesse segundo turno.
Ao todo, são 26 capitais que atendem a esses critérios e outros 70 municípios espalhados pelo Brasil.
Apenas Brasília não passa por eleições municipais, já que não possui prefeito ou vereadores. O Distrito Federal (DF) possui governador e Câmara Distrital e os cargos são escolhidos nas eleições gerais. A última ocorreu em 2022 e a próxima será em 2026.
Em Minas Gerais, estado com 853 municípios, apenas 9 cidades poderão ter segundo turno nas eleições municipais deste ano: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Juiz de Fora e Governador Valadares.

Comentários: