VZ1 Notícias

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
MINAS É O ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE CACHAÇARIAS LEGALIZADAS DO PAÍS.

Economia
374 Acessos

MINAS É O ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE CACHAÇARIAS LEGALIZADAS DO PAÍS.

Estudo mostra predominância dos pequenos empreendimentos e da tradição familiar na produção da bebida

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), lançou na última quinta-feira (4) o “Diagnóstico da Produção da Cachaça de Alambique no Estado”, durante o evento de abertura da 33ª Expocachaça, em Belo Horizonte.

O levantamento foi realizado com o objetivo de conhecer mais profundamente a cadeia produtiva e direcionar ações de promoção e valorização do produto. Foram ouvidos 106 estabelecimentos de cachaça de alambique registrados junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), encaminhadas por meio de formulário on-line, respondidos voluntariamente no ano passado.

De acordo com o estudo, Minas é o estado com o maior número de cachaçarias legalizadas no país, com 353 estabelecimentos cadastrados no Mapa em 2022.

EMPREGO E RENDA

Cerca de 45% dos empreendimentos que participaram da pesquisa têm menos de 5 hectares cultivados com cana-de-açúcar e 87% podem ser classificados como de pequeno porte, uma vez que produzem dentro de uma faixa de até 800 litros de cachaça por dia.

Em 2023, a cachaça foi a bebida mais exportada pelo estado, em negociações que renderam, aproximadamente, US$1,2 milhão. 

O secretário de Estado da Agricultura, Thales Fernandes, disse que a produção da cachaça de alambique é uma tradição mineira que passa de geração a geração, com peso significativo no fomento de emprego e renda.

 

FONTE/CRÉDITOS: Rádio Itatiaia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!