A Justiça da Comarca de Vazante determinou, nesta semana, a suspensão imediata das obras na Praça Senador José Ermírio de Morais, também conhecida como Praça do Centro Cultural ou Praça do Buteko do Ciça.
A decisão foi proferida pelo juiz Mairon Henrique Rodrigues Branquinho, atendendo parcialmente a um pedido de tutela antecipada em ação popular movida pelo vereador Gilberto José Rosa (Solidariedade) contra a Prefeitura de Vazante e o prefeito Jacques Soares Guimarães (PSD).
Na ação, o parlamentar, que foi vice na chapa do candidato a prefeito José Benedito (Solidariedade), derrotado nas últimas eleições, questiona a instalação de uma Biblioteca Municipal e de um Centro de Eventos Culturais no local, argumentando que as intervenções desrespeitam o decreto de tombamento da praça, vigente desde 2003, e colocam em risco sua preservação histórica e cultural.
Em sua decisão, o magistrado ressaltou o risco de danos irreparáveis ao patrimônio histórico e determinou não apenas a suspensão das obras e das autorizações emitidas, mas também a apresentação, no prazo de 15 dias, de um relatório detalhado sobre o estado atual da praça. Além disso, o juiz também exigiu um plano de ação para mitigar possíveis danos já causados na praça.
Comentários: