VZ1 Notícias

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024
GOVERNO VAI USAR RECURSOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS PARA REDUZIR CONTAS DE ENERGIA

Economia
355 Acessos

GOVERNO VAI USAR RECURSOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS PARA REDUZIR CONTAS DE ENERGIA

Objetivo é quitar empréstimos contraídos pelas distribuidoras que estão sendo embutidos na tarifa paga pelos consumidores

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Acontece nesta terça-feira (9), às 16h, uma cerimônia no Palácio do Planalto para celebrar a assinatura da Medida Provisória (MP) que, entre outras coisas, permite reduzir a conta de energia para o consumidor residencial em até 5%, conforme projeções do Ministério de Minas e Energia. 

A queda no valor das contas será possível através de uma operação financeira na qual o governo pretende usar os recursos referentes à privatização da Eletrobrás para quitar empréstimos que, hoje, estão embutidos na tarifa paga mensalmente pelos consumidores.

Após a publicação da Medida Provisória, o governo vai angariar empréstimos ao setor privado com taxas de juros mais baixas, tendo os pagamentos antecipados de R$ 26 bilhões da Eletrobrás como garantia.

O dinheiro será usado para quitar empréstimos contraídos pelas distribuidoras de energia no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, e em 2022, em razão da seca histórica que baixou os reservatórios das hidrelétricas. 

Batizadas na época de Conta Covid e Conta Escassez, essas operações custaram R$ 21,3 bilhões em dívidas advindas do governo passado.

 

FONTE/CRÉDITOS: Site Itatiaia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ilustrativa/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!