Ato realizado em São Paulo neste domingo (25) reuniu milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, circulam fotos divulgadas por aliados do ex-presidente que mostram vários quarteirões da Avenida Paulista ocupados por manifestantes de verde e amarelo.
Embora seja difícil precisar com exatidão o tamanho do público que compareceu à manifestação, o governo de Tarcísio de Freitas, que é bolsonarista, publicou uma estimativa na noite de ontem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o cálculo da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) é de que 600 mil pessoas se concentraram na avenida – o público seria de cerca de 750 mil, considerando as ruas adjacentes à Paulista.
Outras projeções, no entanto, indicam um comparecimento bem baixo do que o divulgado pelas autoridades paulistas. Pesquisadores do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), estimam que o máximo de presentes na manifestação seria de aproximadamente 185 mil pessoas, registradas por volta das 15 horas.
O cálculo, divergindo da estimativa da PMSP, foi feito com base no método Point to Point Network (P2PNet), algoritmo que identifica o número de cabeças em fotos aéreas tiradas por drones, considerando a ocupação de espaços públicos com 5 pessoas por metro quadrado.
Com 2,8 quilômetros de extensão e largura máxima de 47 metros, incluindo canteiro central, pontos de ônibus e calçadas, a Avenida Paulista tem uma área total de aproximadamente 130 mil metros quadrados. A via tem 18 quarteirões, dos quais, aproximadamente 6 foram ocupados mais densamente pelos aliados de Bolsonaro, conforme análises de vídeos e fotos da manifestação.

Comentários: