VZ1 Notícias

Sabado, 27 de Junho de 2026
ESCOLA DE SAMBA QUE HOMENAGEOU LULA É ÚLTIMA COLOCADA NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

Cultura
451 Acessos

ESCOLA DE SAMBA QUE HOMENAGEOU LULA É ÚLTIMA COLOCADA NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

Acadêmicos de Niterói obteve 264,6 pontos e recebeu nota 10 apenas no quesito samba-enredo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Ela foi a última colocada entre as 12 concorrentes. A agremiação, que havia subido este ano, vai disputar a Série Ouro em 2027, espécie de segunda divisão das escolas de samba cariocas.

O enredo da escola foi sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e provocou muita repercussão, principalmente, entre políticos. Os de oposição criticaram o desfile e alegaram que ele poderia configurar irregularidade eleitoral, enquanto os de esquerda defenderam o enredo e que não haveria nenhuma irregularidade.

Como ocorre todos os anos, o Ministério da Cultura e a Embratur, órgão de fomento ao turismo,  assinaram um termo de cooperação técnica que previu repasse de R$ 12 milhões às 12 agremiações do Grupo Especial. Ou seja, R$ 1 milhão para cada uma.  

NOTA 10

A Acadêmicos de Niterói foi caiu para a Série Ouro após obter 264,6 pontos e receber nota 10 apenas no quesito samba-enredo com o tema: Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil

No resultado final da apuração, a grande vencedora foi a Unidos do Viradouro, também de Niterói, que obteve 270 pontos e conquistou seu quarto título com o enredo Pra cima, Ciça!, exaltando, em vida, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, comandante da bateria da escola.

 

FONTE/CRÉDITOS: O Tempo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Alex Ferro/Riotur
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!