A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Ela foi a última colocada entre as 12 concorrentes. A agremiação, que havia subido este ano, vai disputar a Série Ouro em 2027, espécie de segunda divisão das escolas de samba cariocas.
O enredo da escola foi sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e provocou muita repercussão, principalmente, entre políticos. Os de oposição criticaram o desfile e alegaram que ele poderia configurar irregularidade eleitoral, enquanto os de esquerda defenderam o enredo e que não haveria nenhuma irregularidade.
Como ocorre todos os anos, o Ministério da Cultura e a Embratur, órgão de fomento ao turismo, assinaram um termo de cooperação técnica que previu repasse de R$ 12 milhões às 12 agremiações do Grupo Especial. Ou seja, R$ 1 milhão para cada uma.
NOTA 10
A Acadêmicos de Niterói foi caiu para a Série Ouro após obter 264,6 pontos e receber nota 10 apenas no quesito samba-enredo com o tema: Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil.
No resultado final da apuração, a grande vencedora foi a Unidos do Viradouro, também de Niterói, que obteve 270 pontos e conquistou seu quarto título com o enredo Pra cima, Ciça!, exaltando, em vida, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, comandante da bateria da escola.


Comentários: