VZ1 Notícias

Sabado, 22 de Marco de 2025
CRIME ORGANIZADO CONTROLA MAIS DE 1.000 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NO BRASIL

Justiça
294 Acessos

CRIME ORGANIZADO CONTROLA MAIS DE 1.000 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NO BRASIL

Facções utilizam postos como fachada para lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cerca de mil postos de combustíveis no Brasil estão sob controle do crime organizado. A informação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que determinou à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar essa atuação de facções.

Os detalhes foram revelados nessa quarta-feira (5) durante a abertura da primeira reunião do Núcleo Estratégico de Combate ao Crime Organizado, em Brasília.

O encontro teve como foco a atuação de grupos criminosos no setor de combustíveis, uma prática que, segundo o ministro, vem se expandindo no país. Além dos postos, essas organizações também controlam refinarias clandestinas de petróleo e de etanol, aumentando sua influência sobre a distribuição do produto – afetando, inclusive, o preço pago pelos consumidores.

“O crime organizado tem utilizado postos de combustíveis como fachada para lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas. Estima-se que mais de mil postos já estejam sob controle dessas organizações, o que afeta diretamente a concorrência, distorce os preços e compromete a segurança econômica do setor”, afirmou Lewandowski.

Ainda segundo o ministro, ‘essa migração da ilegalidade para a legalidade gera prejuízos bilionários à economia, incluindo sonegação de impostos, adulteração de produtos e formação de cartéis’.

 

FONTE/CRÉDITOS: Site Itatiaia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/PF
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!