VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE REDUZ IDADE MÍNIMA PARA COMPRA DE ARMA DE FOGO

Política
593 Acessos

COMISSÃO APROVA PROJETO QUE REDUZ IDADE MÍNIMA PARA COMPRA DE ARMA DE FOGO

Proposta reduz a idade de 25 para 18 anos e tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reduz de 25 anos para 18 anos a idade mínima para a compra de arma de fogo. A proposta altera o Estatuto do Desarmamento, lei aprovada em 2003.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), para o Projeto de Lei 4750/24, do deputado Da Vitoria (PP-ES). O original previa 21 anos em geral e 20 anos em áreas rurais, cumpridos outros requisitos.

Hoje, o estatuto proíbe o menor de 25 anos de adquirir arma de fogo, ressalvadas as exceções, como a do morador em área rural que comprove depender de arma de fogo para prover a subsistência alimentar, assegurado o direito ao porte.

O autor do projeto, deputado Da Vitoria, ressaltou que um jovem de 18 anos aprovado em concurso público para a área de segurança, como polícia ou bombeiros, já possui o direito de portar arma de fogo, "pois é considerado capacitado”.

“Se um jovem é considerado maduro o suficiente para votar, dirigir ou assumir responsabilidades civis, é justo que também tenha o direito de proteger sua vida e a de sua família”, afirmou o deputado, ao defender mudanças na legislação.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para a proposta virar lei, terá de ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!