VZ1 Notícias

Sabado, 27 de Junho de 2026
BRASIL ENFRENTA O JAPÃO NA PRIMEIRA FASE DO MATA-MATA DA COPA DO MUNDO 2026

Esportes
258 Acessos

BRASIL ENFRENTA O JAPÃO NA PRIMEIRA FASE DO MATA-MATA DA COPA DO MUNDO 2026

Seleção brasileira perdeu de virada pelo placar de 3 a 2 no último confronto com os japoneses

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Seleção brasileira vai enfrentar o Japão na primeira fase do mata-mata da Copa do Mundo 2026. A partida acontecerá na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no Estádio de Houston, no Texas (EUA).

Os japoneses se classificaram em segundo lugar no Grupo F após empatarem em 1 a 1 contra a Suécia nesta quinta-feira (25). A definição não dependeu de sorteio nem da classificação geral entre os melhores terceiros colocados.

Mesmo com a ampliação do Mundial para 48 seleções, a Fifa já havia determinado, antes da bola rolar, qual posição de cada grupo cruzaria no mata-mata. Por isso, o líder do Grupo C ficou destinado a enfrentar o segundo colocado do Grupo F.

Assim, a Seleção Brasileira não poderia receber um adversário que avançasse em terceiro, como ocorrerá com outros líderes de grupo.

VIRADA

No último embate contra o Japão, o Brasil viveu uma jornada para esquecer no dia 14 de outubro de 2025. Em um amistoso em Tóquio, a equipe de Carlo Ancelotti sofreu uma pane defensiva e acabou derrotada de virada pelo placar de 3 a 2. 

Naquela tarde, a Seleção Brasileira dominou o primeiro tempo, abrindo boa margem, com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, mas desmoronou no segundo tempo ao conceder três gols em um intervalo de apenas 20 minutos. Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda marcaram para a virada japonesa. 

A derrota carregou marcas inéditas e negativas para a Amarelinha:

- Foi a primeira derrota da história do Brasil para o Japão.

- A Seleção nunca havia perdido uma partida (oficial ou amistosa) após estar vencendo por 2 a 0.

- Foi a primeira vez que a meta brasileira buscou a bola no fundo da rede mais de uma vez sob a gestão de Ancelotti.

Do grupo que esteve em campo naquela virada japonesa, apenas sete atletas conseguiram vaga na lista final do Mundial. São eles:

- Meio-campistas: Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá.

- Atacantes: Vinicius Junior, Luiz Henrique, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha.

RETROSPECTO

O Brasil é o 5º colocado no ranking da Fifa, e o Japão, 17º. Na trajetória das seleções, são 16 confrontos, com 13 vitórias brasileiras, dois empates e apenas uma derrota.

A história começou em 23 de julho de 1989, no Maracanã. No duelo, um jovem goleiro começava a trilhar a carreira de sucesso com a Amarelinha: Taffarel.

Naquela época, o futebol japonês ainda engatinhava rumo a sua era profissional, que veio no início dos anos 1990.

Nos anos seguintes, mais amistosos - dois em 1995 (3x0 e 5x1 para o Brasil), um em 1997 (3x0 para o Brasil) e em 1999 (2x0).

Em 2001 e 2005, as duas equipes se enfrentaram pela Copa das Confederações, nos únicos dois empates da história do confronto (0x0 e 2x2).

O Brasil encontrou o Japão pela primeira vez em uma Copa do Mundo em 2006 quando goleou o time, então treinado por Zico, por 4 a 1, com dois gols de Ronaldo, um de Juninho Pernambucano e um de Gilberto.

FONTE/CRÉDITOS: Lance/CNN
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Yuichi Yamazaki/AFP
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!