VZ1 Notícias

Domingo, 14 de Junho de 2026
ANEEL MANTERÁ BANDEIRA VERMELHA 2 NAS CONTAS DE ENERGIA EM SETEMBRO

Economia
635 Acessos

ANEEL MANTERÁ BANDEIRA VERMELHA 2 NAS CONTAS DE ENERGIA EM SETEMBRO

Medida implica cobrança de um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora consumidos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As contas de luz vão continuar pesando no bolso em setembro, assim como ocorreu em agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira vermelha no patamar 2, o que significa a cobrança de um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a medida foi necessária devido às chuvas abaixo da média e ao maior acionamento das usinas termelétricas.

De acordo com a Aneel, o acionamento se deve a chuvas abaixo da média e o aumento de geração por termelétricas. "Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro", afirma a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto com medidas de controle e redução do consumo.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal Extra
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!